CuboUP

CuboUP

Você Sabia?

Como Funciona o Monitor de Redes Sociais?

Leitura estimada: 4 minutos 148 visualizações

Antes de mostrar como funciona o monitor de redes sociais com o passo a passo, vamos explicar um pouco as funções e o que sua empresa pode ganhar com essa ferramenta. É importante entender o conceito para saber como usar os benefícios do monitor à seu favor!

Caso queira, pode pular direto para o passo a passo, logo mais abaixo!

Vamos lá!

A ferramenta de gestão de redes sociais, Social Media, trabalha com o monitoramento das mídias sociais de forma contínua. É uma ferramenta baseada em algoritmos que rastreia as plataformas de redes sociais e os indexa continuamente em tempo real. Uma vez que as redes sociais são indexadas pelo sistema do Social Media CuboUP, eles podem ser pesquisados ​​para encontrar as reações, comentários, compartilhamentos, hashtags pré-definidas, concorrentes, lugares, etc.

Os dados não estruturados criados por milhões de usuários postando e engajando nas redes sociais todos os dias podem alimentar vantagens competitivas e ajudar sua equipe de marketing e outros responsáveis pela empresa a tomar decisões mais direcionadas e precisas. Nas redes sociais, os usuários se expressam usando sua própria linguagem: se você quer entender o que eles estão dizendo, você precisa entender todas as formas como eles se comunicam: gírias, jargões, siglas, abreviações e assim por diante.

Como fazer o monitoramento das redes sociais?

O monitoramento das redes sociais pode ajudar na forma como você comercializa seu produto / serviço. Você deve focar ativamente nos canais de mídia digital, as palavras-chave ou frases diretamente relacionadas às suas marcas.

Depois de ter uma ideia da percepção que seu público tem da sua empresa, você pode:

  • Interagir em tempo real com os consumidores nas plataformas sociais;
  • Entender como certos dados demográficos estão em relação à sua marca;
  • Usar o feedback positivo dos clientes em ações de marketing;
  • Usar o feedback negativo para corrigir erros em seu negócio;
  • Construir credibilidade e autenticidade da marca;
  • Refinar os gastos com marketing eliminando canais com os níveis de engajamento mais baixos ou piores, ou seja, focar onde realmente trás resultados;
  • Entender quais campanhas de marketing de mídia social estão tendo o melhor e o pior desempenho;
  • Calcular o retorno do investimento por meio de recursos avançados de relatórios.

O monitoramento das redes sociais pode dar a você um vislumbre do que está sendo dito sobre sua marca em tempo real, coletando dados disponíveis publicamente e organizando-os de uma maneira prática e intuitiva, que de fato funcione a seu favor.

Com o monitoramento social você também pode aumentar a conscientização online para seu negócio. Você pode criar ações de acordo com o que está sendo dito sobre sua empresa e, por sua vez, se reconectar com clientes em potencial usando os mesmos canais sociais.

Passo a passo para fazer o monitoramento das redes sociais

O monitor de redes sociais está localizado nos 2 módulos do Social Media CuboUP.

  • No Módulo Marketing ›› Social Media ›› Seção Monitor;
  • No Módulo Atendimento ›› Social Media ›› Seção Monitor.

Lembrando que o Social Media faz essa separação de módulos para ajudar empresas que trabalham com equipes diferentes, a equipe de marketing com foco na divulgação e a equipe de atendimento com foco em recepcionar os clientes.

Entendemos que o Monitor de Redes Sociais é importante para as duas equipes, tanto para time de marketing entender o cenários da comunidade digital, quanto para o atendimento responder em tempo real as interações com os clientes.

Acessando a Seção Monitor, você encontrará essa tela de monitoramento.

Do lado esquerdo tem a coluna de configurações, é onde você determinar quais hashtags e páginas deseja seguir, além das configurações padrão do sistema como Menção da Página, Curtidas, Retweet entre outros.

Todo o conteúdo das redes sociais é apresentado nas três colunas.

Você pode clicar em uma das opções do monitoramento para que as colunas sejam alteradas. Nessas colunas você pode interagir em tempo real com seus seguidores.

Como Funciona o Monitor de Redes Sociais
Como Funciona o Monitor de Redes Sociais

Para adicionar hashtags, você só precisar clicar nas opções “Seguir # Hashtags“, depois inserir quais palavras deseja acompanhar.

Como Funciona o Monitor de Redes Sociais
Como Funciona o Monitor de Redes Sociais

Ao salvar, o sistema vai rodar uma atualização e, em seguida, começar a apresentar os resultados encontrados. Isso a partir daquele momento.

CONTEÚDO